sábado, 11 de dezembro de 2010

Sembazuru (1000 tsurus)

"Dedicação", "Perseverança", "Generosidade", "Carinho" e "Amor".
Acredito que 1000 tsurus de origami representam lindamente estas palavras.
"Tsuru", palavra de origem japonesa que significa ave aquática "grou".
Tsuru também é o simbolo da arte do Origami japonês. Origami, arte da dobradura (ori= dobrar e kami=papel / Kami escrita em outro ideograma significa Deus) onde tsuru é a representação da saúde, felicidade e sorte.  Diz-se no Japão que  ao dobrar 1000 tsurus desejando ao próximo saúde, felicidade e boa sorte a cada dobra, o pedido será atendido.
Para uma breve história sobre esta arte e o seu  significado: www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/origami/origami-3.php.
Na sala da minha casa tenho o prazer de contemplar diáriamente um lindo móbile com 1000 tsurus fruto de um amor sincero de uma pessoa que entrou na minha vida através de um outro amor, do meu irmão por ela.
Minha cunhada, esposa do meu irmão, mãe dos meus dois amados sobrinhos. Uma irmãzinha querida, minha amiga de risadas, brigas, lágrimas,  fofocas, mas principalmente de uma amizade sincera e verdadeira. Dedicar algo a alguém é muito fácil quando compramos e presenteamos. Presentearmos alguém com algo que confeccionamos é outro sabor, outro amor e outro empenho. Há alguns anos, num momento difícil da minha vida, recebi um grande pacote de presente num dia que não era meu aniversário nem dia de Natal. Minha cunhada me entregou o pacote sem nada dizer. Sem entender nada ao abrí-lo e  perceber que se tratava de "Sembazuru" confeccionado e dedicado a mim, lágrimas subiram em golfadas do meu coração, nada consegui falar. "Arigatou" (muito obrigada em japonês), única palavra que saiu da minha boca entre soluços, expressava todo meu sentimento de gratidão pela sua amizade sincera e amor que ela dedicava a mim, assim como o meu sentimento de felicidade pela existência de uma pessoa que torcia por mim e dizia através dos tsurus, "Nós te amamos".   A cada  intervalo dos seus afazeres, que não são nada poucos, ela havia dobrado 1000 micro tsurus me desejando saúde, felicidade e boa sorte a cada dobra.
Diáriamente frequentava a casa dela, nunca havia percebido nem rastro do que ela estava confeccionando para mim. Meus sobrinhos, tão pequenos ainda, souberam manter-se firmes no silêncio para fazer a surpresa para tia. Confeccionar 1000 micro tsurus de origami em tão pouco tempo cuidando dos seus dois filhos, marido  e agenda cheia, só com muita dedicação, perseverança, generosidade, carinho e amor.
Tenho uma imensa gratidão e orgulho desta irmãzinha que faz parte da minha vida me fortalecendo e me ensinando que amor não precisa ser anunciado, apenas dedicado e sentido. São estes gestos que concretizam a existência de um sentimento, não palpável em absolutamente real.
Mais um Natal está para chegar.
Natal, aniversário do menino Jesus.
Jesus que nos ensina a amar,  perdoar, agradecer, encontrarmos o único e grande propósito da vida que está muito longe dos shoppings centers e das comilanças.
AMOR, o grande e único propósito da vida.

7 comentários:

  1. Sem dúvida, os presentes feitos a mão são os melhores presentes, infelizmente há pessoas que não compreendem o seu valor. ^^

    ResponderExcluir
  2. Beth, obrigada pela sua visita.
    Realmente deve existir pessoas assim, mas penso que nestes casos quem está perdendo são elas.
    Saber valorizar bons sentimentos das pessoas é saber viver e curtir
    as melhores coisas da vida, não acha?

    ResponderExcluir
  3. Oi Naomy!! Estava preocupada com vc, ja que nao me escreveu mais e ja havia um tempo que nao postava aqui, estava ate pensando em ligar la no seu trabalho. Estou aliviada em saber que esta bem, que bom!
    Muito lindo esse seu relacionamento com sua cunhada, vc tem sorte. Nao some nao. Feliz Natal se nao nos falarmos antes disso. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. OLÁ NAOMI, ESTAVA PESQUISANDO SOBRE O TSURU E CAÍ NO SEU BLOG, FIZ UM POST SOBRE ESSE ORIGAMI QUE APRENDI A DOBRAR QUANDO AINDA ERA CRIANÇA COM UMA AMIGA JAPONESA QUE AGORA MORA EM SÃO PAULO MAS AINDA SOMOS AMIGAS. SOU MÃE DE DUAS PEQUENAS E AMAMOS LIVROS INFANTIS , TEMOS UMA ESTANTE DELES MAS ME ENCANTEI SEU TRABALHO, SOU PROFESSORA DE MATEMÁTICA MAS AMO FAZER ARTESANATO NAS HORINHAS DE FOLGA, ADORO FAZER OS PRESENTES , TAMBÉM ACHO QUE TEM MUITO MAIS VALOR QUE OS COMPRADOS. MEU BLOG É: http://arte-da-flavia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Flávia,
    muito obrigada pelas suas palavras!
    Te garanto, a força e o poder do Sembazuru(1000tsurus) é poderoso!
    Um grande beijo!
    Naomy.

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu tambem estava pesquisando imagens de tsuru quando caí em seu Blog, li este texto sobre o Sembazuru e fiquei emocionada com tanto amor. Você, com toda a certeza, é puro amor.
    Beijos de Luz e muita Paz e Amor em sua vida!
    Stela

    ResponderExcluir
  7. Stela, muitíssimo obrigada pelas suas palavras carinhosas!
    Esta sua atitude é puro amor!
    E é também o que eu mais adoro na vida, comunicação do ser humano desejando dar carinho à outra pessoa, mesmo sem nos conhecermos.
    Afinal somos seres com o mesmo ideal de vida cuidar e cultivar o AMOR.
    Muito agradecida!
    Tudo de maravilhoso para você!
    Beijão,

    Naomy.

    ResponderExcluir