domingo, 6 de novembro de 2011

Razões para escrever...

Visitando o Blog do Wilson Marques onde ele escreve a sua contribuição para a divulgação e recomendação de livros interessei-me especialmente pela postagem do dia 02 de novembro de 2011 que apresenta o livro "Crônicas de Papel - Razões para gostar de ler" de Januária Cristina Alves (Mercuryo Jovem).
Confesso que fiquei bastante curiosa ao ler a sinopse do livro que expõe a questão:
"Onde uma pessoa sem razões para ler pode encontrar cem razões para ler?
O tema levou-me a refletir também sobre as razões, que temos, dentro de nós, para escrever.
- Por que  escrevemos? Por que escrevemos no Blog?  Nada ganhamos para isto... alguns dirão.
Motivos são infindáveis, um prazer, um desabafo, uma necessidade, uma contribuição de divulgação cultural, enfim um meio de comunicação onde pessoas se encontram através de palavras e imagens.
Só posso responder por mim e mesmo assim fiz uma pausa para pensar melhor sobre as razões que me acendem a  vontade de escrever.
Entre tantas coisas que fazemos por obrigação e necessidade, temos poucas que fazemos apenas e simplesmente pelo prazer.
Devo-me considerar feliz pois tenho duas coisas que tenho um imenso prazer ao fazê-lo, desenhar e escrever.
Dois prazeres que me acompanham desde a minha infância. Tenho guardado comigo ainda, dissertações
e poesias escritas por mim na infância e algumas até em língua japonesa. Não é nehuma obra literária, mas  representam o registro dos meus sentimentos, meus anseios e esperanças. E quando as leio encontro comigo criança, adolescente, adulta e entro em contato com as minhas idéias, como eu sentia a vida em cada época da minha vida.
Arrisco-me então a concluir que o prazer que sinto ao escrever está ligado a esta possibilidade fantástica de comunicação, do encontro com as pessoas e principalmente comigo. O prazer de me comunicar, expor meus sentimentos às pessoas que talvez tenham vivenciado os mesmos sentimentos que vivi e vivo.. Escrevendo começamos a nos entender, a assumir quem realmente somos e que muitas vezes enquanto não formatamos nossos sentimentos e experiências vividas em palavras não nos encontramos.
Então temos sim, inúmeras razões para escrever e mais outras mil razões para ler, pois assim como a sinopse do livro citado acima relata, para escrever é preciso ler.


6 comentários:

  1. Oi, Naomi,
    o livro é mesmo muito bonito e provoca reflexões profundas como a que você postou.E agora eu também passo a refletir sobre razões, as minhas razões, não só para ler, mas para escrever, inclusive um blog. Fortalecer essa corrente, aproximar almas e compartilhar idéáis é sem dúvida uma boa razão, a despeito de alguns perguntarem, num mundo onde "tempo é dinheiro", o que se ganha com isso.

    ResponderExcluir
  2. Wilson,
    Pois é, quando escrevemos, quando nossas idéias criam formas o prazer que sentimos já é um ganho enorme e impagável.
    Quando conseguimos nos comunicar com o próximo e recebemos contatos como o seu, o prazer e o ganho que sentimos é praticamente indescritível.
    Muito obrigada pela sua visita.
    Parabéns pelo seu Blog.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Naomy!
    Amamos sua mensagem em nosso blog e nos sentimos muito honrados com sua visita. A literatura tem o poder de aproximar pessoas do bem, amo literatura infantil, tanto quanto, "literatura adulta" e é muito bom saber e conhecer autores e ilustradores que fazem parte desse mundo Maravilhoso! Desejamos ter mais livros seus no acervo do Leituras ao Vento...nós temos "A velha e o porquinho". Adicionamos o seu blog entre os preferidos.
    Beijos
    Maristela do blog Leituras ao vento/Maringá.

    ResponderExcluir
  4. Maristela,
    o prazer foi meu ao conhecer o seu Blog achei muito interessante ter uma local onde possa compartilhar opiniões e sensações sobre um livro.
    Parabéns para o grupo!
    O seu Blog está "linkado" no meu.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Naomy

    Concordo com os motivos para escrever que voce enumera e acrescento um: o ato de escrever como um instrumento de salvaçao. No fundo, no fundo, acho que escrevo para mim, para salvar-me, não sei explicar direito.
    Tenho acompanhado o seu blógue há algum tempo, admiro muito os seus escritos e ilustrações plenos de sensibilidade, ternura e claridade poética. O seu blógue é assim como uma rede aconchegante e confortável onde dá vontade de deitar e descansar a tarde inteira.

    Um grande abraço do Akira.

    ResponderExcluir
  6. Akira,
    Fico muito contente com a sua visita!
    Você e a Sueli são exemplos de um casal maduro e apaixonado. E na próxima postagem gostaria de escrever sobre vocês.
    Adorei a sua colaboração acrescentando a "salvação" como mais um motivo que nos leva a escrever.
    Agradeço muito pelo seu comentário sobre o meu Blog, referindo-se como um espaço aconchegante.
    Pois é tudo que eu gostaria de proporcionar!
    Muito obrigada e um grande beijo ao casal.

    ResponderExcluir