segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

À espera do Ano Novo!

Lentamente, sobre a terra, giramos novamente por trezentos e sessenta e cinco dias e seis horas ao redor do sol.
É impossível deixar de pensar sobre o que fiz durante todos estes dias, horas e minutos neste ano que se finda. Vejo a minha agenda-calendário e verifico que tive uma enorme quantidade de compromissos e obrigações que fui cumprido a cada dia. Constato também satisfeita que este ano além das obrigações me empenhei em agradar também a minha alma.  A cada mês vejo lembretes dos dias agendados para assistir a peças teatrais, concertos e exposições que fui ticando a cada evento que contemplei.
Cada um tem a sua maneira de preencher e satisfazer a sua alma. Indo a um bom restaurante, fazendo compras, indo aos salões de belezas, viajando, namorando...
Para mim o que me alimenta, me revigora é apreciar as obras que são frutos do talento e do esforço artístico do ser humano.
Nossos prazeres são mutantes e evoluem juntamente com a nossa maturidade. Na minha infância por exemplo o que me dava um enorme prazer era desenhar, brincar de faz-de-conta, me transformando em professora, médica, enfermeira, desenhista ou estilista. A cada etapa da vida vivemos tão centradas em nossas buscas que muitas vezes deixamos de perceber a quantidade estonteante de dias e horas que caminhamos e respiramos a cada ano.
Na adolescência, não percebi o tempo passar me concentrando na descoberta da paixão, vivendo e registrando meus sentimentos nos meus diários. Na pós-adolescência não reparei o tempo passar me dedicando nos estudos e correndo atrás dos meus sonhos. Conseguir uma vaga numa universidade pública, escolher a minha futura profissão era tudo que importava. A cada consquista fui feliz sentindo que os dias e os anos não haviam sido em vão. Atingindo a maioridade, já formada e empregada a vida se estabilizou, vivi dias, meses e anos de calmaria sem grandes agitações nem emoções, até encontrar um grande amor. Já mais madura me deparei com uma inevitável encruzilhada.  Fazer a escolha entre a  profissão dita "segura" ou transformar em profissão a minha paixão, o desenho, a ilustração.
Não posso dizer que tenha sido fácil, muito menos que o caminho não tenha sido íngreme e mais uma vez não vi o tempo passar. Sinto que cheguei rápidamente aos dias atuais sem olhar para a contabilidade do tempo. Graças a Deus cada dia, cada ano foi gratificante por tudo que aprendi, pelas pessoas que conheci e principalmente por ter aprendido a me conhecer, saber dos meus limites, da minha garra, de entender como a vida acontece e descobrir a minha real paixão. Aprendi a não ser tão exigente com os outros e principalmente comigo mesma, saber esperar, perceber que não se consegue encerrar tudo que começamos apenas por que o ano se finda, que não podemos nem conseguimos entrar para o novo ano com tudo resolvido, sem pendências e que as coisas não acontecem como gostaríamos e sim como deve ser, cada coisa a seu tempo.
Lembro-me que quando criança, minha mãe, eu e a minha irmã limpávamos toda a casa, arrumávamos tudo, canto por canto até os últimos minutos do último dia do ano para iniciarmos o novo ano com tudo limpo, lavado, passado e novo! No primeiro dia do novo ano estávamos exaustas, contudo começávamos o ano com a sensação de começar do zero, se é que isso é possível. Hoje, tento deixar a vida em ordem até onde consigo, tendo a consciência de que nem sempre o que consigo é tudo que gostaria e que nem por isto sou menos feliz, muito pelo contrário.
Procuro me poupar, ser menos rígida comigo, me permitir ter fôlego, respirar para continuar caminhando tranquila ainda por muitos anos, usufruindo da vida e completando o meu aprendizado.
Entender que o ano é a consequência do anterior e que o ano que se finda passa a ser história para se viver o outro utilizando-se das experiências e recordações acumuladas de todos que vivemos até hoje!
Feliz Ano Novo!
Que o ano de 2011 nos traga muita paz nos nossos corações e os aqueça com muitas alegrias!
Muito obrigada à todas as pessoas que me fazem feliz me cercando de carinho, dedicando-me amor, cuidando de mim, ajudando-me a viver forte com coragem e alegria!
Muito obrigada à todos os leitores e seguidores do meu Blog me emprestando seus olhos e sentimentos para compartilhar os meus!
Desejo intensamente à todos muita sorte, saúde e Amor!
Convido a todos que continuem me visitando em 2011 escrevendo-me as suas apreciações.
Um grande beijo no coração de todos!
Naomy Kuroda.

2 comentários:

  1. É gratificante olhar para trás e perceber que fez tudo direitinho. Acho que sou muito jovem para ter ideia e noção do tempo mas acredito, por hora, que se ficarmos preocupados de mais com o tempo que gastamos para alcançar algum sonho, perdemos coisas incríveis... Aproveitar cada instante é o melhor a fazer, sempre.

    Feliz Ano Novo!!!
    E espero que escreva textos incríveis este ano também! ^^

    ResponderExcluir
  2. Beth,
    é isso aí!
    Tenho vontade de pedir aos jovens que aproveitem tudo que a vida oferece de melhor, estudos, amizades, amor da família, viver a paixão, o amor, as artes e reconhecer, constatar o quão feliz é por poder viver todos estes sentimentos! Tenho certeza, isso é ser feliz!
    Beijão para você!
    Espero que você escreva muuuuuito também!
    Naomy.

    ResponderExcluir