segunda-feira, 27 de junho de 2011

Pequenas alegrias, grandes descobertas.

Após criar meu Foto Blog, tenho me despertado para algumas coisas que há muito havia me esquecido.
"O olhar infantil".
Quando atravessamos pela porta de entrada da vida adulta, deixamos para trás as pequenas coisas que realmente nos mostram os sinais de vida que estão presentes no nosso dia a dia, mas que deixamos de observar. Uma plantinha que emerge com coragem no meio de tantas outras, mas que é única. Um tronco de árvore que conhece o mundo há muito mais tempo do que qualquer ser humano, uma paisagem que reflete sobre a água, uma linda flor que sequer conhecemos seu nome, mas assim como nós, respira o mesmo ar, presenças muitas vezes tão efêmeras que convivem conosco no nosso planeta.
Não possuo técnica alguma, muito menos nenhuma máquina fotográfica especial. Tenho sim uma máquina sem grandes recursos, daquelas que qualquer criança é capaz de fotografar, basta apertar e está registrada. Quando vou a algum jardim ou parque para fotografar, fico me sentindo um tanto quanto intimidada pois geralmente nestes lugares reúnem-se fotógrafos profissionais ou não profissionais, mas que possuem máquinas profissionais com lentes especiais, teleobjetivas como aquelas que os "paparazzis" se utilizam.
Passo por eles tímidamente, escondendo a minha singela máquina, tentando observar as marcas e os modelos que eles possuem para quando, quem sabe, talvez, um certo dia, por alguma obra do destino me tornar rica, poder comprá-las. O mais importante é que o ato de fotografar tem me despertado para recordar como era natural nos tempos de criança a nossa aguçada curiosidade. Crianças conseguem reparar nas várias formas de vida que embora estejam ao nosso redor passamos em branco, pois o tempo urge, o tempo é dinheiro, temos importantes missões a cumprir do que ficarmos olhando para plantinhas, formiguinhas e pedrinhas. A criança não, ela é capaz de interromper qualquer coisa para observar uma nova plantinha que está crescendo, uma formiga que carrega uma folha, uma borboleta que se mistura entre as folhagens. E como elas são felizes! Sempre colecionando descobertas, admirando tudo que se movem, que exalam aromas e emitem sons. Aprendem a encontrar beleza em qualquer ambiente que para os adultos parecem ser homogêneos. Tudo igual. Não, para elas nada é igual, cada vida, cada situação, uma nova descoberta. Para criança qualquer caixote vira diversão, risos e euforia, qualquer pedaço de corda representam répteis, um saco de lixo, fantasmas, um monte de meias velhas enroladas, uma bola de futebol!
Não vivemos sempre à procura da felicidade?
Onde foi se esconder a nossa poderosa capacidade de imaginação que resultavam de observação e criatividade? Treinamos tanto para nos tornarmos adultos, podemos treinar para voltarmos um pouco a ser criança? Descobrir que podemos contemplar muitas belezas e alegrias ainda não observadas e degustarmos a imensa alegria de viver, mesmo com a minha pacata mas fiel máquina fotográfica.

4 comentários:

  1. A lovely post Naomi, yes, when you think about it we are so connected with nature and our surroundings, we all breathe the same air, feel the sunshine and the rain.
    I think we should all try to keep a little of the child within us and then we see beauty everywhere.

    I have a camera on my cell phone and also a small digital camera, I have not quite mastered the finer points of photography, sometimes my photos are good, sometimes not so good but I shall keep on trying.
    Have a lovely day!

    xoxoxo ♡

    ResponderExcluir
  2. Dear Dianne,
    I was very pleased with your visit!
    Even happier because you understand exactly what I feel. The life and nature is so beautiful but often do not have to His eyes are so concerned about our survival and it forgot that nothing has value if we do not give importance to our emotional health. And it's so simple to feel pleasure!
    Thank you for your kindness!

    ResponderExcluir
  3. An interesting blog with beautiful drawings.

    Anyone who goes through life with open eyes has more out of life ...

    Many greetings from Switzerland

    Hans-Peter

    ResponderExcluir
  4. Hans-Peter,
    I am very honored with your visit.
    Photography has given me many good things.
    As you say, just look and feel with the heart to so many wonderful things that life offers us generously.
    Thank you for your visit, come back soon, please.

    ResponderExcluir