quinta-feira, 14 de julho de 2011

Para Ver a Banda Tocar- Música em Cena - SESI - SP - Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

Nascida e vivendo aqui, nesta querida cidade de São Paulo,
amo-a cada vez mais.
São Paulo não tem praia, muitos dirão. Não faz mal, temos outras praias de opções.
Talvez muitos gostariam de elucidar os problemas de uma cidade grande.
Não podemos negar, como toda grande metrópole temos problemas sim.
Mas e as tantas oportunidades que somos contempladas justamente por ser uma grande metrópole?
Estive presente ontem, em mais um maravilhoso Concerto da Série "Para Ver a Banda Tocar", dentro da programação mensal do "Música em Cena" - SESI São Paulo, onde somos presenteados com uma hora de apresentação capaz de mexer com todas as nossas emoções, e o melhor, gratuitamente.
No clímax da obra do brasileiro Hudson Nogueira " Rapsódia No. 1 para Trombone"  com o solista Marcelo da Silva, foi impossível segurar minha emoção que se transformou em gotas esvaindo-se pelo canto dos meus olhos. Que sensação maravilhosa sentir a arte com todas as veias que temos em nosso corpo... Hudson Nogueira presente na platéia, recebeu muitos aplausos merecidamente.
Fico ainda especialmente feliz e admirada com a faixa etária tão eclética da platéia. Crianças de seus 5 anos de idade até 100, embelezam a platéia.  Os pequenos, muito graciosamente, se comportam com muita educação, sem sequer reclamar ou levantar a voz, apenas ocupam um terço da poltrona com os seus corpinhos minúsculos. Olhos atentos, fixos e curiosos se concentram no palco parecendo entender perfeitamente tudo que o grande e simpático Maestro Marcos Sadao Shirakawa faz questão de explicar didáticamente, apresentando os instrumentos, a programação do dia e os seus compositores.
A programação deste mês de julho homenageou além do brasileiro Hudson Nogueira, os compositores americanos Leonard Bernstein, Alfred Reed, James Swearingen e John Williams.
Fico ainda mais comovida com a "Canja Sinfônica" quando o maestro convida pessoas da platéia que tenham interesse em participar de uma das apresentações do concerto integrando-se à Banda, tendo assim a oportunidade de viver uma experiência juntamente com os músicos profissionais. É muito bonito ver os jovens adolescentes, embora tímidamente, tocando seus instrumentos lado a lado com os experientes músicos. A apresentação de ontem contou também com a presença de um grupo de jovens da
 Escola do Auditório Ibirapuera de São Paulo .
A apresentação do mês de Julho se encerrou com tema do filme "Star Wars Trilogy" que a platéia aplaudiu incansávelmente com corações em êxtase. Cada vez que assisto à estas apresentações conheço lá pessoas de várias partes do Brasil que vêm especialmente para apreciar todos os eventos culturais oferecidos em nossa cidade.
Realmente, em São Paulo só não aproveitamos de todas as formas de manifestação Artística, por opção, pois oportunidades é que não faltam.
Desfrutemos!

2 comentários:

  1. Olá nosso Naomy!
    Eu também assistir a arte e música ao vivo.
    É um passatempo maravilhoso. mukup!

    ResponderExcluir
  2. Mukup san
    Fico muito contente em ver que você está falando muito bem o português!
    Logo vamos conversar apenas em língua portuguesa.
    Música é uma Arte que infelizmente eu não tenho muito conhecimento.
    Mas sei que a música clássica me emociona e sinto através de todas as veias do meu corpo.
    Muito obrigada pela sua amizade.

    ResponderExcluir