terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Lúcia Pimentel Góes

O Dedal da Vovó.
Esta história aguardava por mim.
No ano de 1986, ávida por conhecer de perto a arte da ilustração, comecei a participar de vários eventos relacionados com ilustração de livros. Frequentava muitas exposições, ia ao encontro de ilustradores profissionais que me inspirassem, me ensinassem os caminhos que deveria trilhar para me profissionalizar como ilustradora de livros infantil e juvenil. Tomei conhecimento da existência de um centro de estudos chamado CELIJU Centro de Estudos de Literatura Infantil e Juvenil. As reuniões aconteciam no auditório da Biblioteca Monteiro Lobato, região central de São Paulo. Não me recordo com exatidão se aconteciam mensalmente ou semanalmente, mas eu estava sempre lá, um peixe totalmente fora d'água.
Era uma reunião de escritores já consagrados, editores e ilustradores profissionais.
Quietinha me sentava no cantinho, mas sendo míope, sempre me posicionava na primeira fileira. Logo as pessoas começaram a reparar que havia uma garota, personagem nova e então carinhosamente se aproximavam de mim. Assim conheci Camilla Cerqueira César e Lúcia Pimentel Góes. Duas senhoras ternas que se dirigiram a mim para que eu me enturmasse mais naquele ambiente totalmente diferente do que eu estava acostumada a frequentar. Nas reuniões, palestrantes ilustradores como Eva Furnari , Luis Camargo, Angela Lago, Rui de Oliveira, Ciça Fittipaldi e tantos outros compartilhavam suas experiências como ilustradores respeitados me deixando cada vez mais apaixonada por esta arte. Escritores de literatura infantil e juvenil consagrados como Camilla Cerqueira César, Lúcia Pimentel Goés, Giselda Laporta Nicolelis, Odete de Barros Mott, Maria Heloisa Penteado, profa. e Dra. Nelly Novaes Coelho e muitos outros, a cada palestra, enriqueciam nossos conhecimentos. Um abençoado dia, Lúcia Pimentel Góes sabendo da minha paixão convidou-me para ir até a sua casa e generosamente me ofereceu um texto para que eu ilustrasse experimentalmente. Se ficasse bom ela ofereceria para publicação em alguma editora. Eu fiquei em transe ao ouvir esta oferta. Lembro que levei o texto para casa com todo carinho e cuidado, com o coração palpitante! Era uma rara oportunidade, a primeira pessoa que estendia a mão para mim oferecendo-me um trabalho como ilustradora profissional. Chegando em casa meu sentimento era uma mistura de euforia e medo. E se eu não conseguir realizar um trabalho à altura? Mas a história me cativou e me conduziu. Não poderia desperdiçar esta chance. Me empenhei ao máximo tanto na criação de personagens como na programação visual das páginas e coloquei todo o meu carinho neste trabalho para retribuir esta confiança que a autora havia depositado em mim.


A Lúcia aprovou e ofereceu ao Editor, na época, da Editora FTD, Lino de Albergaria. Orientado pelo Editor de Arte, Cláudio Cuellar concluí o meu primeiro trabalho profissional como ilustradora. Assim nasceu meu primeiro rebento como ilustradora, "O Dedal da Vóvó".
Este livro será sempre o meu querido primogênito.
Lúcia Pimentel Góes merecidamente recebeu o prêmio APCA por este livro.
Depois de muitos anos, ainda hoje, este livro me proporciona bons momentos. Tenho conhecido muitos jovens que se preparam para prestar o vestibular numa Faculdade de Artes e terão que se submeter às provas de conhecimento específico de desenho. Chegam para ter aulas de desenho comigo e ao me conhecerem contam-me que leram este livro na infância e que ainda têm em suas casas. Eles ficam muito surpresos e dizem:
-Naomy, que legal! Então é você que ilustrou o livro. Eu tenho esse livro "O Dedal da Vovó", desde pequenininho. Que máximo!

Outro dia fiquei sabendo, também através de um aluno, que viu este livro na biblioteca do ITACI- Instituto do Tratamento do Câncer Infantil do Hospital das Clínicas de São Paulo. Ao saber, fiquei emocionada e com esperança de que o livro possa fazer os momentos destas crianças guerreiras um pouco mais alegres.
Fico muito feliz e sinto um prazer enorme ao encontrar e ouvir os jovens que cresceram estudando e divertindo-se, na infância, com livros cujas ilustrações criei e soltei pela vida.

Fotografia do lança-
mento de livros na Livraria Nobel. (1986)
"Coleção
Escadinha" -Editora do Brasil. Dez livros, história de: Lúcia Pimentel Góes, Ilustrações:Naomy Kuroda, Programação Visual: Alice Góes.
Da esquerda para a direita:
Eu, Alice Góes e Lúcia Pimentel Góes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário