sábado, 27 de fevereiro de 2010

Ainda não.


Ainda não, disse-me , uma pessoa cujos pensa-
mentos e sabedoria respeito e admiro.
Palavras vindas de alguém que tenho certeza do seu carinho por mim deixou-me cheia de curiosidade e frustração. Por que? O que falta em mim? Quanto tempo levarei para ser merecedora
de compreender o que ela declarava que ainda não era hora de saber, de assimilar sua orientação. Ansiosamente me inundei em reflexões e ao fazê-las comecei a encontrar semelhança com atitudes minhas em relação aos meus alunos.
Muitas vezes eles me questionam quanto tempo levarão para desenhar bem, sem nenhuma dificuldade. E quando se trata de jovens que me dirigem tal questionamento está intrínseco que "quanto tempo" significa "quantos meses" ou quem sabe, "quantas semanas". Também tenho experiência em juventude etária, sei perfeitamento da pressa, da ansiedade do saber, da velocidade que eles querem conquistar o mundo. Nestas horas percebo que não adianta fazer um discurso
e fazê-los compreender que aprendizado não conhece o fim, que tempo para totalizar um conhecimento não se pode precisar e tão pouco desconheço se existe o fim e então brinco com eles.

- Olha, eu também penso que se existisse um "chip" que pudessemos comprar e instalar na nossa cabeça e saíssemos desenhando seria ótimo, mas infelizmente ainda não inventaram nada parecido, não posso prever, muito menos prometer em quanto tempo você será um bom desenhista, terá que ir vencendo etapas mas garanto a você que a cada etapa se sentirá feliz e realizado.
Não será apenas ao concluir que se sentirá gratificado. Vamos nos divertindo a cada etapa. Apreciando o desenhar e não apenas contemplando o desenho finalizado.
Graças a Deus eles me compreendem.
Em outras circunstâncias, ao analisar os desenhos dos alunos, vejo que muitas vezes não é hora ainda de fazer certas críticas ou orientações ele terá que vencer uma etapa para compreender o que eu teria para falar e guardo para uma outra oportunidade e quando este dia chega muitas vezes eles me interrogam.

- Nossa, Naomy por que você não me disse antes?

E eu torcendo para que eles me entendam respondo:

-Porque naquele momento ainda não era a hora. Você já reparou que quanto melhor você está desenhando estou ficando mais exigente? Faço isso pois sei que você já pode me entender
e sei que você já pode fazer bem melhor.
E graças a Deus eles me compreendem e me dão ainda de brinde um bonito sorriso de satisfação e cumplicidade, um sorriso que interpreto como:

"Sei que você está fazendo o melhor por mim".

E então posso compreender aquela pessoa que me diz :

-Ainda não, Naomy.

Pois assim como meus alunos sei que tem amor por mim e faz sempre o melhor por mim.

Um comentário:

  1. Quanto progresso, Naomy, desde o primeiro texto seu que tive a chance de ler!
    Quanto conteúdo em poucas palavras e que beleza de composição...
    Mas, acima de tudo, que lindo presente, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir