quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O que você deseja?

O que você deseja?
Quantas mil vezes esta pergunta foi feita em nossa vida por alguém?
Em várias ocasiões esta pergunta fez parte do nosso dia a dia. Num jantar, numa visita, numa loja, num restaurante, no aniversário, em uma infinidade de ocasiões. Mas... quantas vezes fizemos esta pergunta para nós mesmos, sériamente, de mulher para mulher, de homem para homem?
E quando acrescentamos mais uma palavra a esta interrogação:
- O que você deseja para você?
Muitas vezes, não estamos disponíveis para uma conversa destas conosco.
Que tal acrescentarmos mais uma palavra ainda:
- O que você deseja para você, nesta vida?
Vai ficando complicado falarmos disso, afinal precisamos pensar e para pensarmos sobre isso temos que  organizar pensamentos, assumir compromissos, fazer promessas e tomar atitudes.
Ficaria mais fácil respondermos.
- Ah!, que conversa é essa? Não tenho tempo para "blá, blá, blá". Tenho muito o que fazer do que jogar conversa fora com você!
Não me chateie!
Deixamos assim o nosso outro "Eu" falando sózinho e adiando resoluções.
Poucas vezes temos esta oportunidade de estar só, ter uma conversa séria conosco, afinal precisa-se de tempo para isso. Tempo? Não, utilizar a falta de tempo como desculpa é uma fuga, um subterfúgio...
Na minha adolescência conversava comigo por longas horas. Refugiava-me sobre a "laje" da minha casa , à noite e sob as estrelas batíamos longos papos sobre a vida, o amor e me sentia encorajada, fortalecida.
Quando adulta vamos assumindo inúmeros compromissos e rolamos pela vida como uma bola de neve. Há algum tempo planejo criar um lugar, um espaço sagrado onde eu possa falar tranquila comigo, aconselhar-me, ouvir-me o que tenho para dizer, confessar minhas fraquezas, confidenciar meus planos e meus sonhos profissionais.
É muito simples e fácil fugir dos questionamentos de terceiros, porém é praticamente impossível fugir dos nossos, embora seja o que mais comumente fazemos. Parece tão simples falarmos conosco mesmo, afinal estamos em um só corpo, sempre juntos. Por que é tão difícil?
É sempre tempo de perguntar:
- A sua vida, está sendo como você quer ou planejou?
Nem sempre tudo que desejamos ou planejamos poderá se tornar realidade, todavia seria de muita consideração para conosco se pudéssemos nos respeitar e tentarmos chegar mais próximo possível dos nossos sonhos.
Muitas vezes seguimos inertes pela vida, à deriva, sendo levada pela situação, pelo mais fácil, pensando que mudar o rumo das coisas daria muito trabalho, seria um luxo, um capricho e que não temos este direito perante os outros.
Passados anos, olhando para trás reconhecemos que tivemos sim, bastante tempo para pensar, para meditar e tomar atitudes se tivéssemos tido coragem de enfrentar as mudanças na vida. Coragem caminha de mãos dadas com "responsabilidade", coragem não é "loucura" ou "leviandade", coragem é assumir posturas e tudo que vem com elas. É por isso que ter coragem é tão difícil.
Este ano quero sentar mais comigo, ser mais minha amiga, ao menos poder conversar um pouco mais comigo, ouvir os meus desejos, meus sonhos não realizados, traçar planos para mudar nem que seja um pouquinho. Rever minhas atitudes que não aprovo e que acabo deixando passar sendo condescendente comigo mesma.. Olhar firme nos meus olhos, me ouvir, entender direito o que desejo e juntas planejarmos como podemos chegar lá.

Um comentário:

  1. Criticar o próximo é muito fácil, a coragem de se autocriticar [não sei se escreve assim] é uma arte poderosa porque tendemos a exagerar ou a apenas nos rebaixar.
    Sentando consigo mesma tomando um bom chá fará descobertas gratificantes. Boa sorte!!

    ^^

    ResponderExcluir