sábado, 2 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil.

Dentre tantas saudades que sinto, todos os anos, nesta data, é neles que penso.
Quisera eu tê-los comigo.
Muita saudade deles.
Fecho meus olhos e os vejo.
Não os tenho mais comigo, aqui, agora.
Eram amorosos, estavam sempre presentes e à minha disposição.
Sempre ao alcance das minhas mãos.
Eram pálidos e amarelados.
Quando eu os tocava eram quase ásperos, ressecados, mas senti-los era sempre muito agradável.
Nunca soube dizer quando eles passaram a morar conosco nem quantas pessoas os possuiram antes de mim. Tudo que eu sabia era que os adorava e eram meus.
Muitas coisas me ensinou, levou-me a conhecer todas as épocas, mundos e fantasias que eu jamais poderia
conhecê-los sem eles.
Estive perto de princesas, príncipes, sapos, feras, lobos, piratas, escravas, a mulher de neve, o Barba Azul, a Emília ...
Nossa! Seria impossível enumerá-los todos. Muitas destas viagens fiz embaladas pela voz e pelas interpretações fantásticas da minha mãe. Como estes nossos momentos eram cheios de ternura!
No decorrer da minha vida, distraída com novidades, obrigações e sentimentos novos eles foram ficando em algum lugar, em alguma casa que fomos deixando para trás.
Gosto de imaginar que chegaram às mãos das crianças que ainda não os conheciam.
Tenho a certeza que souberam que todo o seu amor eu já os tinha absorvido.
Mesmo tendo-os bem guardados dentro da minha memória e do meu coração ainda queria muito vê-los, tocá-los e senti-los. Acabar com esta saudade!
Saudade de todos os meus livros infantis que tive. Livros de capas duras marcadas pelo tempo e manuseio, páginas amareladas, alguns, até faltando pedaços. Saudade das suas ilustrações em tinta azul, singelas, inocentes e lindas!  Livros que ficavam espalhados pela casa toda, respeitados e amados por todos assim como os anciões da família.  Se foram, mas não do meu coração. Nunca deixarei de lembrar como todos eles foram importantes na vida,  na minha formação.
Que todas as crianças tenham amizade e amor pelos livros, assim como eu tive a felicidade de ter.
Muita gratidão a todos eles.
Visite o Blog
número 59 do dia 02 de Abril de 2011
Uma homenagem ao Dia Internacional do Livro Infantil
onde a convite do Marciano Vasques tive o prazer de contribuir com uma postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário