terça-feira, 26 de julho de 2011

O que você vai ser quando crescer?

É uma pergunta que desde a nossa infância cansamos de ouvir.
Cansamos?
Nem tanto, era até divertido responder a estas perguntas.
Sabíamos o que significava crescer? Hummm... Acho que não.
Crescer, para mim, era apenas crescer de tamanho e ficar com o rosto de adulto.
Me tornar uma pessoa alta, adulta, bonita e maquiada, poder calçar sapatos de salto alto, carregar uma bolsa cheia de coisas de moça, batom, pó de arroz, espelho, pente, documentos e principalmente talão de cheque com caneta bem chique! Não que eu tivesse consciência da necessidade material e do poder financeiro, apenas achava muito elegante preencher um cheque, destacá-lo do talão e entregar a alguém.
Isso era tudo que eu tinha conhecimento sobre crescer. Afinal não se conta detalhadamente a uma criança que quando crescer será necessário adquirir responsabilidade, criar discernimento para entender o que é ser politicamente correto e incorreto, saber tomar decisões, ter maturidade para custear sua própria independência financeira e ainda uma infinidade de coisas que são necessárias para vencer cada etapa da vida e então chegarmos a ser uma pessoa dita "crescida".
Na minha imaginação infantil, milagrosamente ou através de uma varinha mágica, quando crescesse
e tornasse adulto, estaria naturalmente empregada num bom emprego. Como aquela instituição bancária que ficava perto da minha casa. Sentada na praça, passava minhas tardes contemplando as moças que lá trabalhavam e no horário de almoço descansavam na praça. Admirava aquelas moças vestidas com saias justas, camisas alvas, colar no pescoço, sapatos de salto alto e bico fino, cabelos bem penteados, maquiadas com muito lápis e rímel nos olhos e bocas bem marcadas com batons vermelhos. Nem sequer imaginava como era o trabalho delas, sabia apenas que quando eu ia ao banco com meu pai, elas recebiam dinheiro e carimbavam muitos papéis. Parecia ser muito divertido passar o dia carimbando papéis!
E então eu  decidia que quando crescesse seria uma bancária!
Na escola, admirava minha professora, tão cheirosa, tão elegante, tão bem vestida, inteligente e tão amorosa! Eu adorava a Dona Nazareth, minha professora!
Então eu decidia que quando eu crescesse seria professora!
Quando ia nas consultas médicas, ficava encantada com as médicas vestidas com o avental branco e reluzente, estetoscópio pendurado no pescoço, assim como adorava as enfermeiras tão boazinhas que me enchiam de carinho. E então eu ficava dividida entre ser médica ou enfermeira.
Apenas não me lembro de um dia ter repondido a alguém que quando crescesse seria desenhista. Mesmo sendo criança, talvez eu tivesse a sensação de que trabalho não era diversão e desenho para mim era o prazer máximo!
Naquela época, apenas após terminadas as obrigações podíamos nos entregar ao prazer de desenhar e assim, desenhar ficou sendo para mim aquele momento que merecemos usufruir após concluir tarefas obrigatórias como estudar, fazer as lições de casa e ajudar nos trabalhos domésticos.
Ao som de uma linda música e me entregando nesta ilustração, minha cabeça se divertia recordando estas
coisas da infância. Pois bem, estou aqui, crescida, adulta e continuo desenhando e pintando-o com lápis de cor, exatamente como fazia quando criança. Não uso saias justas, nem sapatos de saltos muito altos,
me maquio apenas com moderação, mas o melhor de tudo é que ainda desenho todos os dias, tal qual quando criança!
E se por acaso alguém me perguntar o que eu ainda gostaria de ser, eu tenho a resposta na ponta da língua.
Eu gostaria de ser violinista e fazer parte de uma orquestra!
Ah! E se esse alguém for o mago da lâmpada e me conceder a possibilidade de fazer mais pedidos, gostaria de ser também bem bonita, magra e de cabelos esvoaçantes exatamente como a moça da minha ilustração.
Não custa nada sonhar!


4 comentários:

  1. Entrei com tudo em suas memórias. Não diferem de muitas, tenho certeza. Nossa capacidade de alternar o desejo do "ser quando crescer" era do tamano de nossa imaginação , gigantesca, por sinal.
    Você, de certa forma, mantém aquela criança bem ativa, com suas ilustrações. Sabe o que as pequeninas mentes vão "ler" ao olhar para elas.
    E isso é lindo!
    Nunca pensei em ser advogada, mas desejava algo que me fizesse usar as palavras, meu maior amor. Caí lá, utilizando, porém, uma linguagem que não correspondia às minhas fantasias (rs).

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. This is such a lovely post dear Naomy. When we are young we do admire these people who come into our lives and we would like to choose the same career path as them. Thankfully for us you have chosen to be an illustrator, your drawings are so beautiful and rich with colour and imagination.
    I love your illustration of the girl playing the violin and with the golden flowing hair, it is beautiful. :)
    xoxoxo ♡

    ResponderExcluir
  3. Querida Marilene,
    Fico muito feliz quando constato que nós, seres humanos, somos singulares mas também vivenciamos as mesmas coisas e isto faz com que tenhamos a coragem de nos expor, contar as nossas mais íntimas sensações, temores e alegrias. Fico mais feliz ainda quando recebo comentários como os seus!
    Que bom que você também está usando profissionalmente o seu dom maior! Parabéns.
    Muitíssimo obrigada pelas suas palavras!
    Um grande beijo no seu coração!

    ResponderExcluir
  4. Dear Dianne,

    I am very grateful for your words so affectionate!
    I am very glad that you live in Sydney,
    Australia is reading my posts and sharing my memories with me
    and you understand me my feelings.
    This proves that we humans regardless of country we are born we are all the same feelings!
    And it makes me happy and makes me feel that the world is very near!
    Thank you, a big kiss on your heart!

    ResponderExcluir