quarta-feira, 10 de agosto de 2011

1a.FELIT - SBC - FNLIJ


Hoje foi o dia da minha participação na FELIT (Feira Literária)- São Bernardo do Campo a convite do FNLIJ- Fundação Nacional do Livro Infanto Juvenil.
Já faz algum tempo que não me via numa situação assim.
Desenhar diante de um espaço lotado de crianças, sobre um papel gigantesco e com o tempo marcado para encerrar. Uma situação muito diferente do meu cotidiano de uma ilustradora. Quando trabalho no meu atelier-quartinho, fico sózinha, muito à vontade, trabalho sobre a minha mesa, num papel não tão grande ao som de uma música. Rabisco, rabisco até esquentar a idéia, erro, arrumo sem que ninguém me veja e no final todos vêem apenas aquela ilustração prontinha.
Na apresentação do Performance do Ilustrador desenhamos em pé, num painel na vertical, bem maior do que a minha altura. Atrás de mim muitas crianças, com seus olhinhos brilhantes, à espera do desenho que sairá das minhas mãos. É um desafio interessante,  um tanto tenso, mas muito proveitoso. Enquanto desenhamos as crianças vão fazendo perguntas e isto vai nos deixando mais à vontade. Crianças são sempre muito graciosas e também surpreendem com perguntas interessantes que muitas vezes nunca havíamos pensado a respeito. São também muito generosos e gentis, fazem questão de nos transmitir que estão gostando muito, que está ficando bonito.
No final quando foram comunicados que a apresentação já estava encerrando, muitas crianças ficaram ansiosos querendo fazer perguntas e também faziam questão de me contar o que sentiram.
Cada palavrinha destas lindas crianças absorvi, com gratidão, em forma de energia,  me deixando feliz e com vontade de desenhar cada vez mais.
Ao encerrarmos, uma menina miudinha que a sua altura batia na minha cintura (e olha que sou muito baixinha), chegou correndo perto de mim, olhou carinhosamente, me abraçou forte e assim permaneceu um tempão sem  nada dizer, olhou novamente e com um sorriso meigo disse baixinho:
-Obrigada!
Nossa! Que delícia!
Eu é que devo agradecer muito por tanto carinho destas crianças fofas!
Muito obrigada por vocês existirem!



6 comentários:

  1. Olá Naomy,
    Estava na Felit hj e vi vc desenhando, está menina a qual vc se refere é aluna da escola em q trabalho, realmente vc encantou as crianças elas sairam comentando o seu desenho, um menino ainda disse pra mim no ônibus, "tia vc viu q lindo o desenho q ela fez?" admiro muito esse tipo de desenho q vc faz, nos leva a um mundo de imaginação onde tudo é possível e belo, parabéns...
    um abraço
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Cris,
    Você não imagina como fico feliz com o seu comentário!
    Os alunos da sua escola são muito muito lindos
    inteligentes,educados e principalmente muito amorosos.
    Como escrevi na postagem, embora eu desenhe quase reclusa em meu atelier e seja um trabalho que me dá um imenso prazer, para mim não teria sentido algum se as minhas ilustrações não alegrassem as crianças. Crianças são provas vivas da pureza, da alegria, e principalmente da existência do Amor.
    E em agradecimento à existência delas tenho muito entusiasmo para continuar desenhando cada vez mais e melhor.
    Jamais irei esquecer do lindo rostinho da menina e do que senti ao receber o abraço,
    assim como de todas as crianças que hoje lotaram o espaço do Ilustrador.
    Muitíssimo obrigada pela sua mensagem e visite-me sempre no Blog.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Naomy,
    que delicia de traçado palavra&imagem,
    e palavra viva com as crianças!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Peter,
    Que saudade! Fico sempre muito feliz com a sua visita.
    Até imaginei que talvez eu fosse te encontrar por lá.
    Estou aguardando a sua aula lá na Lúcia.
    Muito obrigada pelas suas palavras!
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. It is so lovely to read this dear Naomy and congratulations on the invitation to participate. Children love illustrations, they take them to another world of imagination and you have certainly drawn a lovely image there.
    I am not surprised that the children were engrossed in your drawing and so inquisitive and thankful at the end, you have created something beautiful and magical before their eyes.
    Love and hugs, Dianne. xoxo ♡

    ResponderExcluir
  6. Dianne Dear friend,
    Every time I get your sweet comment I am deeply grateful to the genius who created the Internet.
    What a wonderful pleasure to communicate
    with people around the world. Share emotions, receive friendship, encouragement
    friends like you that even as far
    never forget to send me such generous words!
    Thank you!
    A big kiss in your heart.

    ResponderExcluir