quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Camilla Cerqueira César



Longas estradas percorremos no decorrer das nossas vidas e pelo caminho vamos conhecendo e guardando em nossos corações pessoas queridas que ficarão conosco para sempre. Se começarmos a enumerar todas as pessoas que nos agraciaram com a sua presença, nos ensinaram, nos ajudaram, dividiram conosco o seu pão e a água, teremos uma lista incalculável de lindos nomes!
Tenho muito prazer em recordar sobre todas estas pessoas e ao fazê-las tenho a grata oportunidade de encontrá-las
novamente, mesmo as que não posso mais vê-las nesta vida.
Camilla Cerqueira César é uma dessas pessoas que adoro recordar. No artigo anterior que postei contei como a conheci
nas reuniões do CELIJU. Uma senhora muito terna, delicada, porém forte, ativa e dedicada à tudo que dizia respeito à Literatura Infantil e Juvenil. Era um dos membros mais importantes do CELIJU. Chegava dirigindo seu fusquinha, sempre elegante com os seus lindos cabelos grisalhos. Em todas as reuniões me procurava e carinhosamente me incluía nas conversas do grupo para me deixar sempre inserida e à vontade e eu percebia esta sua generosidade com muita gratidão.
Assim como a Lúcia Pimentel Góes, observando a minha grande paixão pela ilustração, Camilla ofereceu-me um texto que há muitos anos ela guardava com a intenção de publicar. O livro "Nem assim, Nem assado" foi o segundo grande presente que recebí, possibilitando assim dar continuidade à carreira de ilustradora. Logo me apaixonei pelo texto, em cada página ela se utilizava de antônimos contando a história de "Biba e Bilíu" a "gordinha" e a "magrinha". Fui muito feliz ilustrando esta história. Durante o processo de ilustração ela me ofereceu mais um texto também contando uma outra história da "Biba e Bilíu" só que esta ela mesma já havia ilustrado muito graciosa-
mente em preto e branco. Porém, ela não possuía mais segurança nas suas mãos para arte finalizá-las e então aceitei fazer a diagramação interna do livro e arte finalizei todas as ilustrações fielmente às suas originais.
Quando concluí o projeto no rascunho ela quis muito vê-las e me convidou para almoçar em sua casa. Ainda me recordo do sorriso que se abriu no seu rosto ao tomar em suas mãos o boneco do livro, ficou feliz e muito ansiosa para vê-las publicadas. Mas o inesperado aconteceu...
Perto de alguns dias antes do livro sair da gráfica recebi um triste telefonema da Lúcia Pimentel Góes me comunicando a partida da Camilla desta vida. Ela havia partido suavemente sentada na sua cadeira de descanso que ela possuía na sua sala de estar. Sentí um desespero enorme pelo irreversível e chorei como nunca havia chorado antes. Chorei pela sua ausência, chorei pela minha impotência diante do impedimento, pelo seu sorriso de alegria que eu deixaria de apreciar quando ela tivesse estes dois livros em suas mãos.
Minha mãe, assustada e preocupada com a minha enorme tristeza me confortou dizendo que onde Camilla estivesse apreciaria os livros igualmente.
E assim alguns dias depois da sua partida, pelas
mãos do Editor da Editora do Brasil , na época, Walter Szeligowski Ramos, os dois livros foram lançados pelo Brasil afora.

Camilla, muito obrigada por fazer parte da minha história.

Esta foto marca os felizes dias de uma exposição que aconteceu no SESC-Campestre de São Paulo denominado "As figuras do Livro" com muitas imagens de como se ilustrava um livro antigamente, cedida pela Camilla Cerqueira César e ilustrações atuais da época, onde também participei com os meus trabalhos.

Da esquerda para direita, Camilla Cerqueira César, Lúcia Hiratsuka, Eu, Maria Heloísa Penteado e a irmã da Camilla.

Em 1988 inaugurou-se a Biblioteca Municipal Camilla Cerqueira César, no Bairro de Butantã
em São Paulo.

8 comentários:

  1. Olá Naomi,
    estou surpresa com o meu "achado"
    Hj estou com 26 anos, mas me lembro claramente desse livro 'Nem assim, nem assado', um de meus primeiros livros quando criança, li e o reli diversas vezes, para mim mesma, para o meu irmão, e por vezes brincavamos de antônimos. Iria colocar esse livro no site www.skoob.com.br (site de relacionamento com o foco em livros), para indicação como literatura infantil, embora eu ache que só devam existir a edição desse livro em sebos. Deixo aqui então meu muito obrigada pelo seu lindo trabalho e pelas ilustrações que fizeram parte de meu imaginário infantil, e um agradecimento a Camilla Cerqueira, que manifesta seu espírito, vivo nas entrelinhas. Abraço ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linne,

      Eu é que agradeço profundamente pela sua mensagem me trazendo
      história tão linda da sua infância!
      Camilla foi um ANJO na minha vida, nunca esqueci do carinho dela,
      aquele carinho e generosidade de uma avó!
      E saber que leitoras "curtiram" nosso trabalho é muito
      compensador.
      Muito obrigada pelo seu carinho.
      Um grande beijo!

      Excluir
  2. Tenho 28 anos e aos 7 li "Biba e Bilíu". O livro me marcou mto pq eu e minha irmã éramos como as personagens: uma magrinha e uma gordinha, 2 meninas mto amigas q brigam demais... O livro é o máximo! Vou procurar "Nem assim, nem assado!", estou curiosa para lê-lo!Um abraço s2!

    ResponderExcluir
  3. Keila,
    que alegria você me proporciona contando isso.
    Caso você não ache o "Nem Assim Nem Assado" escreva-me.
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Naomy.
    Meu nome é Elanan, sou de Brasília, tenho 27 anos e, aos 06 de idade, assim que aprendi a ler, ganhei o livro 'Biba e Biliu'. Tudo bem que na minha cabeça ele se chama 'Biba e Biluí', foi assim desde criança, por mais que o lesse e relesse nunca falei 'Biliu', só 'Biluí'.
    Esses dias estava nas primeiras aulas do meu curso, Técnico em Edificações, quando a professora me veio com uma avaliação diagnóstica trazendo um texto de Maurício de Souza sobre sua história com a leitura. Ao final, ela nos pediu que escrevessemos nossa experiência como leitores. Advinha quem surgiu na minha redação? Este livro lindinho. Nunca me esqueci dele. Li e reli tantas vezes que suas imagens não me abandonaram, apenas o nome correto(risos). Resolvi pesquisar sobre e te encontrei. Assim te digo, você faz parte da minha história de leitura!! Obrigada.
    Que Deus a abençoe!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Elanan,
    muito obrigada pelo seu contato.
    Eu fiquei muito feliz ao ler as suas palavras pois Camila foi para mim uma pessoa muito importante
    e ter feito este trabalho para ela, o livro Biba e Bilíu, substituindo as suas mãos foi um presente muito grande.
    Elanan, compartilhar comigo suas recordações de infância a respeito deste livro também, foi para mim,
    um grande presente.
    Um abraço muito apertado para você e desejo muito sucesso nos seus estudos!
    Naomy.

    ResponderExcluir
  6. Oi,meu nome é Anelise e estou com 32 anos.Hoje minha filha de 8 anos recebeu a visita de uma autora de livros infantis em sua escola,está muito feliz com as leituras e eu contei para ela que quando eu era criança eu lia várias vezes o livro Biba e Biliu e Nem Mais Nem Menos,então,procurei na internet para mostrar a ela e quando eu encontrei,meu Deus estou emocionada,por alguns instantes voltei na minha infância...Como faço para comprar estes dois livros,quero muito presentear minha filha,ler e entrar juntamente com ela neste mundo tão lindo da leitura.
    No aguardo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Anelise,

    Que ótimo!
    Fico muito feliz com as crianças descobrindo a proximidade com os livros, principalmente com aqueles que se dedicam à produção de livros.
    Fico mais feliz ainda ao receber emils como os seus onde fico sabendo como "meus filhos"(livros) são recebidos pelo leitor.
    Muito obrigada.
    Mande um email para mim e podemos conversar sobre a aquisição dos livros.
    nknaomykuroda@gmail.com
    Muito obrigada e um grande abraço!

    ResponderExcluir