sexta-feira, 10 de setembro de 2010

De mãos dadas.

De mãos dadas, tudo é possível.
De mãos dadas, caminhamos sorrindo .
De mãos dadas, não há solidão .

Meu pai registrou esta cena com a sua  lente, acredito, numa atitude de muito amor e carinho pelas filhas. Foi numa época em que eu ainda era mais baixinha do que a minha irmã,
numa época em que se caminhava muito, numa época em que nós nos arrumávamos com o vestido novo, sapato novo e com casaquinho na mão íamos visitar nossos avós, aos domingos.
Através dos meus passos apressados observa-se que já estávamos muito perto de chegar ao nosso destino .
Logo chegaria o momento de encontrar minha avó que enrugaria o seu rosto e com o seu sorriso apertado nos receberia sempre com a mesma frase.
- Que bom que vocês chegaram!
Dita em língua japonesa, acompanhada de muita alegria. Era tudo que precisávamos ouvir para ter a certeza de que estávamos sendo recebidas em um território amigo de muito amor.
Meus tios, ainda todos solteiros, nos esperavam  para passar o domingo conosco. Um dia inteiro de muita conversa, brincadeira e comilança .
Hoje esta rua residencial  é repleta de casas valorizadas, apenas a casa  dos meus avó resiste do mesmo jeito como semper foi. Minha mãe, meus avós, e alguns tios já partiram, mas todas as vezes ao entrar na casa dos meus avós, todas as gargalhadas dadas, as festas, o cheiro de comida da minha avó imediatamente
retornam à minha mente e ao meu coração. Sou envolvida por uma sensação que se resume em uma única palavra. "Amor". Não me lembro de ter falado nem de ter ouvido
" Eu te amo".  Não era necessário, o sabor inesquecível do arroz com feijão, bife com batatas preparadas pela minha avó, o chocolate em forma de carrinho que meu avô nos presenteava, o enorme sorriso dos meus avós que expressavam a imensa alegria ao nos receber era muito mais do que uma declaração de amor. Os meus tios que não saíam  de casa aos domingos e passavam o dia conosco era o mesmo que dizer:
-  Preferimos ficar com vocês, passar o domingo com vocês por que nós amamos vocês.
Da nossa parte, voltarmos lá  a cada domingo, mesmo caminhando muito, era a nossa declaração de amor.
Hoje, mesmo sem  tê-los perto de nós, as lembranças do sorriso, da amizade e do amor são coisas que jamais se apagarão dos nossos corações. Enquanto estivermos munidas e fortalecidas com o estoque de combustível chamado "Amor" que nos foi dedicado por todas estas pessoas, sempre teremos força e coragem para escalar todas as ladeiras das nossas vidas, mas ...

Quero sempre uma mão para segurar.
Quero sempre um sorriso para me acalmar.
Quero sempre um amor para amar e ser amada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário