sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Resta em mim...


O livro de cabeceira,  não, os livros de todos os ambientes que a cada leitura me fascina, me emociona e pretensiosamente me causa uma enorme vontade de ter sido a sua autora, têm em todas as capas um conjunto de letras que se formam "Rubem Alves".
Numa das suas crônicas "Morangos à beira do abismo" ele se inspira em um dos poemas de Vinicius de Moraes, " O haver" onde segundo Rubem, o inventário do que sobrou no crepúsculo da vida é o principal tema.(Do livro Desfiz 75 anos - Rubem Alves - Editora Papirus)
Rubem, o grande artista, mágico das palavras e emoções, escreve na sua maravilhosa crônica que embora não seja o Vinícius e nada saiba sobre métrica e rimas ficara com vontade de fazer algo parecido começando os parágrafos com a palavra "Resta...". E assim ele faz desta crônica um "sacudir de emoções". E eu que nada sou, nem poetisa muito menos escritora e acreditar que ainda não estou no crepúsculo da minha vida,  fiquei instigada a tentar fazer este balanço. Olhando para trás, para os caminhos percorridos o que ainda restaria dentro de mim e na minha mala de viagem que carinhosamente carrego pela estrada da minha vida?
Combinei comigo que seria uma única mala, o que fosse o imprescindível.
Resta em mim, em primeiro lugar a grande vontade de saber, de aprender, de ouvir o outro, a curiosidade de adentrar no mundo que não conheço.
Resta em mim o profundo respeito e a admiração que sinto pelas pessoas que vou conhecendo pelas estradas que optei e as que fui contemplada.
Resta em mim uma enorme gratidão para tantas coisas que a natureza me fornece, o sol, a chuva, o vento, a água, os alimentos, o mar, o rio, o sorriso das crianças, os pássaros e animais. Gratidão sem fim ao meu "Pai Eterno" que tenho certeza, está sempre ao meu lado e muitas vezes me toma no seu colo.
Resta em mim a vontade de reaprender a viver a partir de tudo que aprendi até hoje.
Resta em mim as recordações fotográficamente registradas em minha memória, momentos felizes que passei com as pessoas que já partiram e com as pessoas que estão firmes ao meu lado.
Resta em mim a força e a garra de subir ladeiras e vencer obstáculos da vida.
Resta em mim a vontade de ensinar, passar adiante o pouco que sei, prolongar a corrente da vida.
Resta em mim um amor profundo, muito carinho e admiração pela única pessoa que me vê sem maquiagem, envolve as minhas mãos com as suas e me abraça com o seu sorriso.
Resta em mim a felicidade de sentir gratidão pela família que possuo, pelos meus queridos médicos que zelam pela minha vida, pelos meus amigos verdadeiros, todos que tornam a minha vida rica e consistente.
Resta em mim o "acreditar" nas pessoas,  e em mim.
Resta em mim a alegria e a satisfação que sinto a cada manhã que desperto, dou "bom dia", rego minhas plantas, tomo o meu café, ligo o meu som, preparo meus grafites e minhas tintas para desenhar e  ligo o meu computador para "Escrever"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário