sábado, 2 de janeiro de 2010

2010




Estamos em 2010.
Todo início de ano fazemos mil planos, promessas,
mas o difícil é concretizarmos, perseverarmos.
Para se prometer algo e cumprí-lo é necessário muita disciplina e determinação.
Meu pai que está com 82 anos é uma pessoa disciplinadíssima,
o que se autodetermina cumpre com rigor.
Eu que sou sua filha tenho algumas dificuldades quanto a isso,
sou condescendente comigo mesma e deixo passar, do tipo amanhã eu começo o regime. Fico me perguntando como ele consegue ser tão disciplinado com tudo principalmente nos horários que determina para si. Acorda todos os dias às 5 horas, se exercita até às 6, almoça às 11:30, dorme às 22 horas e assim por diante, todos os dias, domingos e feriados.
Herdei dele as pernas grossas mas no quesito disciplina ...
Quando tenho horário a cumprir com terceiros sou pontual
(ou quase), sou daquelas que telefona quando digo que ligo, não esqueço de nada que prometo aos outros mas quando o compromisso é apenas comigo... Horários então, não consigo ter nenhuma disciplina. Quando estou maluca no meio de projetos de ilustração costumo colocar a culpa na minha profissão de ilustradora e acabo dormindo às 3 ou 4 horas da madrugada, não tenho horário certo para me alimentar, enfim, um desleixo total. Certa vez perguntei ao meu pai como consegue ser assim tão disciplinado consigo mesmo. Ele me respondeu curto e grosso:
- Se quando temos compromisso com terceiros cumprimos com respeito, quando o compromisso é conosco que merecemos respeito de nós mesmos tanto quanto aos outros, devemos cumprir da mesma forma.
Como sempre as respostas do meu pai são praticamente impossíveis de rebater.
Este ano gostaria de ser mais disciplinada, mais zen, menos ansiosa...
Nossa! As metas são intermináveis, quem sabe este ano o meu DNA possa me dar uma forcinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário