quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Um homem bom
















Numa das festas de confraternização de 2009 tive o prazer de ouvir palavras que ficaram gravadas no meu coração e levarei comigo para sempre.
Um grande médico, respeitadíssimo, após 42 anos de dedicação total à Ciências Médicas e aos pacientes, estava se aposentando.
Ajudou e salvou uma enorme quantidade de pessoas e preparou inúmeros profissionais que se tornariam excelentes médicos. Homenagens e palavras de pessoas que trabalharam e aprenderam com ele me fizeram perceber claramente o quanto era respeitado e amado. Através das lágrimas que escorriam dos olhos das pessoas que o admiravam e tiveram o prazer de aprender com ele sobre a Medicina, Ciência e a Vida e que se lamentavam pois não teriam mais o prazer do convívio profissional, senti exatamente o que aquele homem significava para aquelas pessoas e para a Medicina.
No seu discurso, com seu modo calmo, humilde, generoso e amoroso agradeceu aos pacientes, amigos e colegas. E entre tantas coisas importantes que o doutor disse ficou uma frase simples mas de uma verdade marcante que me fez refletir e sei que jamais sairá da minha cabeça.
- Para ser um grande médico é preciso acima de tudo ser um homem bom.
Assim ele encerrou suas falas recebendo muitos aplausos e abraços. Naqueles abraços e lágrimas
só existiam sentimentos verdadeiros de gratidão e muito amor. Meus olhos também se encheram de lágrimas de emoção, não o conheci proximamente mas senti no coração a beleza de um ser humano bom. De um ser humano que doou sua vida, sua dedicação para cuidar e salvar o próximo. E todos os seus alunos farão o mesmo pois dele aprenderam a essência da vida e da profissão. Para ser um ótimo profissional é preciso acima de tudo ser um homem bom. É a grande verdade de uma pessoa que presenciou sofrimentos, alegrias, lutas, esperanças, dificuldades e após anos de dedicação e lutas diárias por 42 longos anos era "querido, respeitado e amado" por tantas pessoas.
Sim, este é o verdadeiro significado de "ser uma pessoa bem sucedida" e de uma vida que vale a pena ser vivida. Em qualquer profissão penso que vale o mesmo . Para participarmos como um elo desta corrente chamada "Vida" e fazermos valer a pena nossa existência é preciso sermos seres humanos bons e então tornaremos bons profissionais e tudo se frutificará e a corrente seguirá.

Um comentário:

  1. Olá Naomy! Vi seu blog na internet e gostei do seu trabalho...Tb me aventuro um pouco no desenho, pinto, faço vários artesanatos, como em madeira mdf, mosaico, biscuit e etc...Estou querendo dar um up grade no meu blog tb...queria saber quanto vc cobra para fazer uma ilustração personalizada para eu usar como arte no meu blog junto com a minha logomarca...Vamos nos falando por e-mail, pois tb escrevo livros infanto-juvenis e em breve vou precisar de uma ilustradora...para dois livros que quero publica esse ano...Me formei em jornalismo agora, e estou começando a vida, mas todos esses setores me interessam...meu e-mail é arteesme@gmail.com e meu blog é www.arteesme.blogspot.com, sou do Rio... Bjuss Mariana

    ResponderExcluir