sexta-feira, 19 de março de 2010

Manual "Como cuidar de idosos" - JICA

 Cada vez que recebo o exemplar de um livro que ilustrei degusto uma sensação muito especial. Digo "especial" pois não consigo encontrar uma palavra que traduza exatamente o que se passa dentro do meu coração e da cabeça. Ao receber o pacote meu coração acelera, fico com um leve medo, uma preocupação do que vou encontrar.
É uma sensação como : "Será que cuidaram bem dos meus filhos?" No decorrer da minha profissão já tive algumas surpresas, boas e ruins. Surpresas em relação às cores, nitidez, qualidade de impressão.
Aqueles desenhos que sairam da minha imaginação, aqueles personagens que criei, dei cor e vida, entreguei para a Editora, que passaram por muitos processos, pelas mãos de muitas pessoas, pelas máquinas e em forma de livro retornaram com outros aromas.
O reencontro com a minha criação me dá saudade e um leve estranhamento, assim como quando os filhos passam as férias na casa dos avós e voltam para casa um pouco diferentes.
Abro o envelope e no primeiro reencontro com a capa um "Oi!".
Sorrio e abraço como se abraça um filho e folheio as páginas, devagar, sempre temerosa com o resultado. Quando fico satisfeita fico rindo à toa, vejo muitas vezes apenas com o coração e depois com a cabeça. O que eu poderia ter feito melhor, a combinação das cores que usei, como poderia melhorar num próximo trabalho.
Passado esta primeira fase fico ansiosa aguardando a hora do meu crítico carinhoso chegar para mostrá-lo e então poder ouvir o "Ah! Ficou legal heim!".
Recebi, recentemente, estes exemplares do "Manual de Como Cuidar de Idosos" que ilustrei para a JICA*-Japan International Cooperation Agency. Um manual produzido por voluntários japoneses visando ajudar e instruir aquelas pessoas que cuidam dos seus idosos queridos e que muitas vezes têm
dúvidas e preocupações se estariam cuidando de maneira correta de uma pessoa idosa com dificuldades de locomoção e movimentação. Foram produzidos em duas versões, em língua portuguesa e japonesa. Foi um trabalho muito interessante de se fazer pois os voluntários são do Japão e sendo assim, os textos e as instruções das ilustrações vieram todos em língua japonesa.
Nestas horas fico muito grata aos meus pais que me ensinaram a língua japonesa desde muito pequena, assim como o gosto pela Literatura, Filmes japoneses e pelo Mangá. Os manuais ficaram muito bons, não foram produzidos pelo esquema de uma Editora mas a qualidade de impressão, diagramação e principalmente o seu conteúdo estão de ótima qualidade.
Parabéns para a JICA por mais esta iniciativa.
*JICA tem funcionado como uma ponte entre o povo japonês e os países em desenvolvimento tendo como objetivo a cooperação internacional através do compartilhamento de conhecimento e experiência na construção de um mundo mais pacífico e próspero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário