domingo, 14 de março de 2010

Teatro João Caetano.

Fiquei sabendo através de uma das minhas alunas que a Prefeitura de São Paulo estaria nos presenteando com Vesperais Líricas, espetáculos de Ópera no Olido - Centro de São Paulo e para a minha felicidade, também no Teatro João Caetano na Zona Sul de São Paulo. "Em versão "pocket" com encenações gratuitas em comemoração à 30 anos das Vesperais Líricas. Coordenada pela meio-soprano Eloisa Baldim tem como objetivo, segundo ela, "democratizar" a ópera em São Paulo para possibilitar formar novas platéias e valorizar o trabalho dos artistas nacionais"(extraído da revista "emcartaz"- guia da secretaria Municipal de Cultura-março/2010/no.33).
Estive lá para apreciar Carmen de Bizet. Como profunda admiradora da Arte Cênica, a existência de um Teatro no bairro próximo ao meu onde podemos até ir andando é motivo de orgulho e satisfação muito grande. Teatro João Caetano nos remete à nossa infância e um local que nos traz muitas lembranças alegres e felizes. Quando eu tinha aproximadamente seis anos e não frequentava ainda a escola, pois na época entrávamos na escola pública aos sete anos completos, a minha irmã dois anos mais velha já estudava na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jean Mermoz, no bairro da Praça da Árvore Zona Sul de São Paulo.(Na época era uma escola com paredes de madeira)
No final de cada ano as professoras organizavam apresentações teatrais e danças de alunos para famíliares e amigos. A apresentação seria no bonito Teatro João Caetano, local muito chique e novo, na época.
No final do primeiro ano, minha irmã iria participar de uma apresentação de dança com trajes chineses. Eu que não estudava ainda, tinha uma enorme vontade de fazer tudo igual à irmã mais velha, ia em todos os ensaios e sabia de todos os passos de dança e música que seria apresentado. A minha mãe vendo esta minha "inveja" declarada resolveu pelo menos me dar "um gostinho" tirando uma fotografia com os trajes chineses da minha irmã. E eu toda feliz fiz a minha pose para as lentes do meu pai. Já no ano seguinte, quando a minha irmã encerrava o segundo ano a apresentação foi uma dança típica japonesa com
kimono e também eu ia a todos os ensaios e então a professora Dona Isaura consternada com meu interesse acabou me convidando para dançar juntamente com a turma da minha irmã sem ao menos ser estudante ainda daquela escola. Nem preciso dizer a minha alegria e realização em fazer a minha estréia nos palcos do Teatro João Caetano. Naquela época Teatro João Caetano estava tinindo de novo e para nós pequerruchas pareceu um teatro enorme, hoje, quando frequento o local não tem a mesma dimensão que eu sentia naquela época, nem tão novo assim, mas é um local que respiro arte, sinto intimidade, acolhimento, ternura e um sorriso automático nos meus lábios ao relembrar a minha simples mas feliz infância.

Próximos Espetáculos de Ópera no Teatro João Caetano(SP)
Sempre às 19:00hs.
Ingresso distribuído uma hora antes.

Dia 15/04/10: WHERTER, de Massenet.
Dia 13/05/10: LA SERVA PADRONA, de Pergolesi
intermezzo em duas partes.
Dia 17/06/10: CAVALLERIA RUSTICANA, de Mascagni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário