quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Amadurecer e fortalecer a certeza do que se deseja

Hoje recebi um aluno que há muito não encontrava. Um aluno dedicado, quase perfeccionista com muito talento para o desenho, mas ainda não encontrou o seu caminho profissional.
Torço muito por ele e acredito, do fundo do meu coração, no seu futuro profissional como caricaturista (pois este é o seu desejo).
Para conseguir subir no trilho profissional não é fácil e seguir adiante sem descarrilhar é mais difícil ainda, sinto que é preciso uma conexão de muitos fatores que gostaria muito de saber enumerar. Acredito que perseverança, jogo de cintura, paixão pelo seu trabalho, um pouco de ousadia e marketing fazem parte dos fatores. Até um pouco de sorte vai bem, mas eu penso que esta palavra sorte está ligada também com você se mostrar à vida o quanto você quer isso, não adianta esperarmos pela sorte sentadinha é necessário fazermos a nossa parte. Vale ressaltar também que muitas vezes fica difícil para a família compreender que o desenho pode ser uma profissão e vem as cobranças, as pressões e as necessidades urgentes para que se arrume um emprego. Evidentemente precisamos ganhar para sobreviver e no início é preciso saber conciliar o emprego e o ideal mas sem se afastar dos nossos sonhos de ser desenhista. Muitas vezes vejo casos de pessoas que acabam desistindo dos seus sonhos trabalham em outra profissão mas infelizes retornam para seus sonhos de ser desenhista depois de muito tempo, percebo que é muito difícil fugir dos ideais e isto é muito bom.
Sinto que é muito importante amadurecer e fortalecer a certeza do que se deseja e correr atrás pois ladeiras e ventos contrários pelo caminho não faltarão. Mas vale lembrar que não é o único a passar por esse caminho e muitos já chegaram lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário