sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Procura-se 12 duendes e uma menina.

Recentemente, assisti consternada a uma reportagem na televisão sobre as mães que por longos anos procuram por seus filhos. Sem ao menos saberem o motivo do desparecimento, elas se consomem em tristeza, dúvidas, preocupações e principalmente sentem-se desesperadas pois não sabem se os filhos estariam bem e onde. Longe de mim querer
comparar-me à tristeza destas mães pois imagino que a dimensão da tristeza delas deva ser incomparável a qualquer outro sentimento de dor deste mundo. Mesmo assim, também procuro uma criação minha há 25 longos anos.
Há aproximadamente 27 anos, conheci um grupo de jovens desenhistas de Mangá(HQ japonês) e alguns ilustradores que fundaram uma associação a partir de um ideal : o amor pelo Mangá e Ilustração. Foi denominada ABRADEMI(Associação Brasileira de Desenhistas de Mangá e Ilustrações). Tive o prazer de fazer parte dela embora na época o que eu compartilhava com o grupo fosse o amor pelo desenho pois eu não era profissional ainda, tinha apenas muita vontade de aprender. No ano de 1984 a ABRADEMI organizou uma exposição no MASP-Museu de Arte de São Paulo. Com o objetivo de participar deste evento, criei com carinho, duas ilustrações grandes onde 12 duendes da floresta se divertiam ao assustar uma menina que lia um livro na floresta. Logo após o encerramento desta exposição fui convidada a participar de outra na instituição onde eu trabalhava na época. No segundo dia da exposição, quando cheguei para trabalhar, já corria a notícia pelos corredores: - As ilustrações da Naomy sumiram, foram roubadas! Havia outras ilustrações minhas, porém apenas estas duas estavam ausentes. Justamente as que eu tanto gostava, tinha apego e amor por elas. Ainda sinto tristeza e muita saudade, nunca me esqueci delas. Tenho vontade de saber quem levou os meus 12 duendes e a menina e o por quê? Mas sei que não terei esta resposta. Ficou apenas esta fotografia tirada durante a exposição no MASP que mal se vê os detalhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário